Aguarde, carregando...

Deus Seja Louvado!
CAMPOS DOS GOYTACAZES WEATHER

Noticia em Destaque

Empresários vendem empresas abaixo do valor por erros

O mercado de M&A no Brasil segue aquecido, porém mais seletivo. Com alto volume de transações e crescimento relevante, investidores estão mais rigorosos e priorizam empresas com previsibilidade, governança e geração de caixa. Nesse cenário, falhas na preparação e condução da venda podem reduzir o valuation, enquanto negócios estruturados capturam mais valor e competitividade.

Entre Cidades
Por Entre Cidades
Empresários vendem empresas abaixo do valor por erros
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O avanço recente do mercado de fusões e aquisições no Brasil reforça uma mudança importante no comportamento dos investidores: há mais capital disponível, mas também maior rigor na análise dos ativos. Segundo a Bain & Company, o volume de M&A no país superou US$ 50 bilhões em 2025, enquanto relatórios da Aon, TTR Data e Datasite indicam que o Brasil liderou a América Latina com mais de 1.800 operações no período.

O mercado de fusões e aquisições no Brasil segue ativo e mais seletivo, exigindo preparo estratégico dos empresários. Em 2025, o país registrou mais de 1.500 transações e cerca de R$ 220 bilhões movimentados, com crescimento de 12% no volume de negócios, segundo a KPMG. Nesse cenário, falhas na condução da venda podem reduzir significativamente o valuation e comprometer negociações.

Esse movimento evidencia um cenário mais competitivo e seletivo, no qual empresas bem estruturadas capturam valor, enquanto negócios com fragilidades são penalizados com descontos relevantes.

Publicidade

Leia Também:

Segundo Lucas Mendes, especialista em M&A, “na minha visão, o mercado vem deixando isso cada vez mais claro: investidores estão priorizando empresas com geração de caixa consistente, governança sólida e menor dependência do fundador, refletindo um ambiente de maior disciplina e previsibilidade nas transações”.

Nesse contexto, segundo o especialista Lucas Mendes, CEO da Helping Hand, existem sete erros recorrentes que ainda levam empresários a vender suas empresas abaixo do valor potencial:

  1. Negociar sem valuation estruturado reduz o poder de barganha e abre espaço para decisões baseadas em percepção, não em dados;
  2. Vender no cansaço, sem planejamento, tende a pressionar preço e condições contratuais desfavoráveis;
  3. Expor a empresa antes da hora pode afastar compradores qualificados e gerar ruído no mercado;
  4. Falar com o comprador errado compromete a estratégia e pode inviabilizar a transação;
  5. Não criar competição entre interessados limita o potencial de valorização;
  6. Entrar despreparado em uma due diligence expõe riscos que impactam diretamente o valuation;
  7. Firmar contratos e LOIs mal estruturados pode gerar obrigações e riscos por anos após a venda.


De acordo com Lucas Mendes, o mercado atual não penaliza apenas empresas com baixa performance, mas principalmente aquelas com baixa previsibilidade e alto risco percebido. Em um ambiente em que o valor médio das transações cresce mais do que o número de negócios, o investidor está cada vez mais seletivo e criterioso na alocação de capital.

“Empresários perdem valor não por falta de mercado, mas por erros evitáveis na preparação e na condução da venda”, pontua o CEO da Helping Hand.

Com a expectativa de aumento das atividades de M&A na América do Sul em 2026, cenário apontado por 57% dos executivos entrevistados pela KPMG, a tendência é que o nível de exigência dos investidores continue elevado, tornando a preparação ainda mais decisiva para o sucesso das transações.

“Nesse contexto, metodologias estruturadas de diagnóstico e preparação empresarial têm sido adotadas pelo mercado como ferramentas para avaliar o nível de maturidade, riscos e organização das empresas antes da entrada em negociação, contribuindo para maior previsibilidade e um posicionamento mais consistente diante dos investidores”, conclui Lucas Mendes.



Website: http://www.helpinghand.com.br
FONTE/CRÉDITOS: DINO
Bem Viver
teste
Dr. Osvalmir
Reabilite
UERJ
FriOnline
Transmania
TonyLar
Net

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Entre Cidades no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR