Nesta segunda-feira (17/03) a Secretaria municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação realizou uma reunião de alinhamento com os servidores da citada pasta. Na pauta estava a necessidade de cumprimento do horário e também uma explanação do SUAS como modelo de gestão que organiza as ações da Assistência Social nos Municípios, nos Estados enfim no Brasil.
O SUAS tem como objetivo garantir a proteção Social aos Cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e comunidades no enfrentamento de suas dificuldades através de serviços, benefícios, programas e projetos.
Essa nova forma de organizar e gerir a Assistência Social deve nortear a todos os servidores e não somente a gestão e os técnicos.
Todos os trabalhadores da Secretaria de Assistência Social deve estar com pleno conhecimento do SUAS para também informar aos usuários de forma que toda a população conheça sobre seus direitos assim como as formas de se beneficiar dele.
Também como o município de Italva está vivenciando um novo mandato, embora o prefeito Léo Pelanca tenha sido reeleito, não podemos esquecer todos os protocolos de atendimento aos usuários, cujo papel principal é o cuidado com as pessoas que devem ser acolhidas com respeito e sobretudo com atenção e carinho e encaminhadas aos , benefícios, programas e projetos de forma esclarecedora, afirmou a Secretária Ângela Souza.
Também foi realizada uma dinâmica pela psicóloga Ana Cândida Lopes do (Conselho Tutelar) e a Psicopedagoga Cristiane Martins do (CREAS) com o objetivo de levar aos servidores uma reflexão por meio da música “Cidadão”, de Zé Ramalho que dentre as principais ideias é ressaltar a importância de reconhecer e valorizar o trabalho.
O personagem da canção é um trabalhador da construção civil que auxiliou a construir vários prédios e casas na cidade grande.
Assim somos nós, protagonistas do SUAS que ao longo dos anos temos deixados um legado do serviço ofertado a comunidade sempre em busca de garantia de direitos e fortalecimento de vínculos, pautado na Política Pública.
Comentários: