O Seu Portal De Notícias !

Aguarde, carregando...

Deus Seja Louvado
CAMPOS DOS GOYTACAZES WEATHER

Noticia em Destaque

Cardoso Moreira receberá os serviços da Plataforma Digital integrada do governo estadual

Notícia em Destaque

Entre Cidades
Por Entre Cidades
Cardoso Moreira receberá os serviços da Plataforma Digital integrada do governo estadual
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Programa amplia a modernização dos serviços públicos, integra atendimento presencial e online e fortalece a relação entre Estado, prefeituras e cidadãos.


Publicidade

Leia Também:

O Governo do Estado do Rio de Janeiro dá mais um passo estratégico na modernização do serviço público com o lançamento da segunda fase do Programa RJ Digital Municípios. Nesta semana foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com os municípios, formalizando a expansão do programa em todo o território fluminense. A principal novidade desta etapa é a chegada do conceito Phygital aos municípios — uma integração entre o ambiente físico e o digital. A proposta prevê a implantação de unidades presenciais onde a população poderá acessar, em um único local, diversos serviços públicos com apoio da tecnologia.

Em parceria com as prefeituras, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, a iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso, à inovação e a melhoria do atendimento ao cidadão.

- O RJ Digital Municípios é mais do que tecnologia, é cuidado com as pessoas. Estamos aproximando o Estado do cidadão, levando serviços de forma mais rápida, simples e eficiente. Com o modelo Phygital, unimos o melhor do presencial com a inovação digital, garantindo inclusão, transparência e mais qualidade no atendimento. É muito bacana ver o Rio voltando a ser inspiração de coisas positivas - destacou o governador Cláudio Castro.

Os primeiros municípios a receberem as unidades Phygital serão: Nova Friburgo, Barra Mansa, Paraíba do Sul, Valença e Volta Redonda.

Plataforma digital integrada

Além do atendimento físico, cada município contará com sua própria plataforma digital de serviços, nos moldes do Portal RJ Digital (www.rj.gov.br). Os primeiros municípios a receberem a plataforma digital serão: Barra do Piraí, Resende, Nilópolis, Areal, Cordeiro, Vassouras, Rio Claro, Itatiaia, Bom Jardim, Mendes e Cardoso Moreira.

A Plataforma Digital Integrada reunirá diversas funcionalidades em um portal único, permitindo acesso centralizado a informações e serviços municipais. Entre os módulos previstos estão agendamento e atendimento, ouvidoria, integração e digitalização de serviços, gestão de demandas, privacidade e rastreabilidade de dados, além do uso de inteligência artificial.

A solução contará ainda com aplicativo, sistema de governança e indicadores, além de serviços contínuos de transformação digital.

O secretário de Transformação Digital, Feu Braga, reforça que o projeto muda a lógica do atendimento público.

- Estamos criando um novo padrão de relacionamento entre o poder público e o cidadão. A plataforma integra tecnologia, gestão e atendimento. É uma transformação que gera economia, transparência e melhora a experiência da população. Esse projeto representa o que mais valorizamos: o foco no cidadão - afirmou o secretário.

RJ Digital Municípios

Lançado em 2022, o programa tem cerca de 70% das prefeituras já aderidas e avança na construção de um estado mais conectado, inclusivo e eficiente. O objetivo é desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços, aumentar a eficiência da administração pública, gerar economia e ampliar a transparência.

A nova fase do RJ Digital Municípios consolida a integração entre Estado e prefeituras, oferecendo atendimento presencial e digital, simplificando processos e facilitando a vida do cidadão fluminense.


PUBLICIDADE