A Prefeitura de Italva, através da Secretaria Muicipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje (14) a Plenária Ampliada de Saúde realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Italva-RJ. A Plenária de Saúde foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Dilberto Coelho Mendel e foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na composição da mesa solene participaram o secretário de Saúde Wanderlei Mendes, a Secretária de Educação Alda Valéria, o secretário de Controle Interno Lohan Amorim, o secretário de Governo Lucas Cordeiro, o vereador Claudioney Mesquita, os palestrantes foram o Dr. Gilberto Fonte Boa - advogado com atuação no direito sanitário, que palestrou sobre as temáticas: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a democracia, o Brasil que temos, o Brasil que queremos'.

O segundo palestrante foi o Sr. Harley Oliveira da Silva - Articulador do Conselho Estadual de Saúde/Noroeste, palesttrou sobre as temáticas: "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas".
O evento contou com um grande número de participantes da sociedade em geral, diversos servidores da prefeitura, coordenadores de unidades de saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde de Italva.

Após as palestras, o publico presente apresentou várias propostas que visa atender as demandas na área de saúde do município, propostas essas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e Nacional de Saúde que acontecerá ainda no ano 2023. As citadas propostas visam a imiplementação de recursos federais em beneficio a população que dependem dos atendimentos via SUS.
