O Prefeito de Italva Léo Pelanca esteve no Teatro Sesi-Firjan, em Itaperuna, na manhã da última sexta-feira (03), onde participou de um encontro com Deputados, autoridades do Norte e Noroeste Fluminense e representantes do Consórcio Publico Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense - Cidennf. O tema central foi o debate das prioridades da região noroeste para regulamentação do Fundo Soberano na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A proposta do encontro é ouvir autoridades e a sociedade sobre investimentos que ampliem a cadeia produtiva e gerem desenvolvimento econômico e social. 
A Emenda Constitucional 86/2021, que criou o Fundo Soberano, foi aprovada em junho deste ano. Ele é uma aplicação financeira que estabelece uma reserva com recursos dos excedentes dos royalties e participações especiais do petróleo. O objetivo é que o fundo financie projetos estruturantes, que atraiam novos investimentos, diversifiquem a cadeia produtiva e gerem emprego e renda. “A ideia é discutir o futuro do estado para além dos royalties do petróleo. A proposta é discutir investimentos estruturantes para o desenvolvimento do estado. É hora de planejar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva, hoje muito dependente do petróleo.”, afirma o Deputado André Ceciliano, presidente da Alerj. Ceciliano também anunciou o compromisso com o projeto de construção de um gasoduto para levar gás natural de Macaé para o Noroeste Fluminense não só para uso veicular (GNV), mas industrial. Ele recebeu do engenheiro de petróleo Fernando Perlingeiro, diretor do Colégio Centenário, de Santo Antônio de Pádua, um projeto com esse objetivo.
A notória necessidade de investimentos na região, por parte do Governo do Estado, e o trabalho em conjunto dos municípios foi destaque na fala do Prefeito Léo Pelanca. "Essa troca de ideias faz com que todos os municípios cresçam. Continuamos trabalhando, nos conectando e aproveitando as oportunidades para fazer de Italva uma cidade melhor ainda.", concluiu o Prefeito. Além disso, investimentos em infraestrutura para resolver os crônicos problemas de energia elétrica e das enchentes dos rios Muriaé e Pomba que castigam a Região Noroeste Fluminense, além da melhoria de rodovias e estradas vicinais, são algumas das prioridades apontadas no debate sobre o Fundo Soberano. Nelson Rocha, coordenador do Sebrae Regional do Noroeste, esteve presente no evento e disse que em parceria com o Ministério do Abastecimento e Pesca (Mapa), já foi apresentado um projeto de indicação geográfica junto ao INPI para registro do café do Noroeste, que vem sendo trabalhado desde 2004. Ele falou que a região é carente de estradas vicinais e energia e se colocou à disposição das prefeituras para novos projetos.
Vice-presidente da Alerj, o deputado Jair Bittencourt (PP), que é da Região Noroeste, destacou o projeto em coautoria com Ceciliano, que permite o aporte de recursos para consórcios intermunicipais. Ele enalteceu a importância de mais este debate sobre o Fundo Soberano. “A visita consolida a preocupação da Alerj em proporcionar igualdade e direito de oportunidade a toda a população. A nossa diferença populacional e a distância da Região Metropolitana caem por terra com essa caravana e as parcerias aqui firmadas", afirmou.
Estiveram presentes no compromisso: André Ceciliano - Presidente da ALERJ; Jair Bittencourt - Deputado Estadual; Ronaldo Anquieta - Deputado Estadual; Geane Vincler, Prefeita de Cardoso Moreira; Dr. Silvestre - Prefeito de Varre-Sai; Léo Coutinho - Prefeito de Porciúncula; Alfredão - Prefeito de Itaperuna; Léo Pelanca - Prefeito de Italva; Paulo Sérgio Cyrillo - Prefeito de Bom Jesus de Itabapoana; Clovinho Tostes - Prefeito de Miracema; Netinho do Dinésio - Prefeito de Laje do Muriaé; Sinei Torresmo - Presidente da Câmara de Itaperuna; Adilson Faria - Subsecretário da Casa Civil; Rodolfo Tavares - Presidente do Sistema FAERJ/ SENAR Rio; e José Magno Hoffmann - Presidente da FIRJAN/Noroeste Fluminense.
