O Seu Portal De Notícias !

Deus seja louvado!
Supermercados Fluminense
Supermercados Fluminense

Notícias COVID -19

MPRJ se reuniu com prefeitos da região após possível “colapso” do SUS.

Os municípios do Noroeste Fluminense seguem há uma semana, na zona vermelha.

MPRJ se reuniu com prefeitos da região após possível “colapso” do SUS.
AGÊNCIA BRASIL
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), por meio da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Itaperuna, no Noroeste Fluminense – se reuniu na manhã desta quinta-feira(18/03), com prefeitos dos municípios de: Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai para discutir a atual situação de saúde na Região e o possível “colapso” dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o promotor Dr. Matheus Gabriel dos Reis Rezende, informou que “cada chefe do executivo reconheceu a importância das medidas restritivas de isolamento vigentes”. O MPRJ destacou também durante o encontro que “as atuais medidas não estão sendo atendidas pela população e pontuou a necessidade de revisar a atuação estratégica dos entes federativos. “O número de óbitos confirmados de pacientes na fila de espera subiu para três na Região por ausência de vagas, segundo o órgão.

O Promotor comunicou ainda que “uma nova reunião foi marcada para ao sábado (20/03) as 10h, de forma virtual, para os municípios tentarem apresentar novas medidas conjuntas para evitar que novas vidas sejam perdidas e o agravamento da situação”.

Os municípios do Noroeste Fluminense seguem há uma semana, na zona vermelha .  O SUS já sente esse reflexo com 100% das vagas ocupadas – desde a última segunda-feira (15/03) – nos leitos de UTI que atendem pacientes em estado mais grave do “novo coronavírus”. O MP acompanha a situação da saúde pública no interior do estado e, de acordo com o promotor do Núcleo de Itaperuna, a Central de Leitos da pasta estadual o informou que as vagas da rede SUS, de UTI no Noroeste do Rio, estão todas ocupadas, sendo quarenta delas em Bom Jesus do Itabapoana; outras dez em Itaperuna e seis em Miracema.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Segundo dados acolhidos pelo MP, nesta quinta-feira tem sete pessoas aguardando leito para UTI na fila de espera. O número de óbitos confirmados de pacientes na fila de espera subiu três na Região por ausência de vagas.

O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Bom Jesus do Itabapoana onde está situado o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) que é uma das grandes referência no tratamento da rede pública nos casos mais graves da Covid-19, apontam que a unidade possuía no dia 17, oito pacientes da cidade e outros trinta e dois dos demais municípios internados na UTI.

Confira na íntegra a nota enviada ao jornal pela SES-RJ após o questionamento sobre a abertura de novas vagas e a atual situação da Região.

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que, na terça-feira (17/03), a rede SUS que atende ao estado do Rio de Janeiro conta com 4.083 leitos. Desses, 3.506 leitos foram disponibilizados pelas redes federal, estadual e municipais para a regulação unificada de Covid-19, que permite a internação em qualquer leito SUS disponível, independentemente do município de origem do paciente. A SES ressalta que esses são dados flutuantes e mudam de acordo com a inserção ou retirada de leitos da regulação pelos municípios e hospitais federais, além de fatores como limpeza, manutenção, impedimentos, bloqueios e falta de RH.

No dia 15.03 havia 4.111 leitos disponíveis para Covid no estado do Rio, de acordo com as vigilâncias sanitárias municipais, além da rede estadual e federal. Na regulação unificada, eram 3.334 leitos operacionais, estando 2.795 ocupados. Portando, em 24 horas, houve um aumento de 172 leitos na regulação.

A taxa de ocupação e o número de pacientes aguardando regulação variam ao longo do dia. A SES reforça que vem trabalhando diuturnamente para aumentar o número de oferta de leitos e, na última semana, ampliou o atendimento em 98 leitos, sendo 93 de UTI. Além disso, o Governo do Estado recomendou às prefeituras que se unam em uma força-tarefa para a abertura de vagas e que elas sejam disponibilizadas na central de regulação unificada.

FONTE/CRÉDITOS: O DIA
Comentários:

Venha fazer um Bom Negócio!

Cadastre-se agora!