Aguarde, carregando...

Deus Seja Louvado!
CAMPOS DOS GOYTACAZES WEATHER

Coluna - Entre Cidades

Dia 15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Saiba onde denunciar a violência contra a pessoa idosa

Por
Dia 15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Cássia Botelho - Entre Cidades 

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011, após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Neste dia é manifestado em todo o mundo o repúdio à violência contra os idosos, por meio do reconhecimento de suas vulnerabilidades e direitos, bem como a divulgação das formas de protegê-los. Os idosos estão sujeitos a muitos tipos de violência: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono.
Em relação aos tipos de violência mais denunciados na pandemia no Brasil tem-se o ranking dos quatro primeiros: a negligência (41%), violência psicológica (24%) como humilhação, hostilização e xingamentos, violência financeira (20%) que envolve, por exemplo, retenção de salário e destruição de bens e a violência física (12%). Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e 90% das vezes a violência é praticada dento da casa da vítima, no caso, a pessoa idosa. Existem várias formas de denunciar a violência contra a pessoa idosa. Os principais canais são o Disque 100, o Whatsapp do governo federal (61) 99656-5008, o Aplicativo dos Direitos Humanos do Governo, o Site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, as Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso, Ministério Público, a Polícia Militar (190) e o Socorro urgente – SAMU (192). Lembrando que qualquer Delegacia de Polícia recebe denúncias.
Em uma conversa com Aureny Silvério Lage Rios Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Cardoso Moreira entendemos que “O dia 15 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa pela ONU (organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Desde então o dia é lembrado para sensibilizar a sociedade no sentido de criar uma consciência mundial da existência da violência contra a pessoa idosa.” Sobre os casos mais comuns de violência “As agressões contra a pessoa idosa podem ser a violência física; a negligência como a privação de medicamentos, descuido de higiene e abandono; violência patrimonial que consiste no uso não consentido de recursos financeiros e bens; e a violência psicológica como agressões verbais, menosprezo e discriminação.”
Aqui no Brasil a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso asseguram os direitos das pessoas idosas. “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido” diz o estatuto. “Envelhecer faz parte do processo humano. Então como cidadão, como sociedade, e enquanto CREAS, é nosso dever garantir que essa etapa tão frágil, muitas vezes, para muitos, transcorra de forma saudável, tranquila e com dignidade para todos os idosos. Porém muitas vezes essa parte da vida é marcada por violências, abusos e agressões, que podem ocorrer de diversas maneiras e causar danos irreparáveis.” Para concluir nosso recado Aureny Silvério nos diz que todo caso de violência contra idosos devem ser denunciados e serão averiguados “Hoje nós temos o Disque 100 para acolher denúncias de violência contra as pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, sendo possível denunciar todo e qualquer tipo de violência praticada contra a pessoa idosa”.

Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR