O Seu Portal De Notícias !

Deus seja louvado!
Supermercados Fluminense
Supermercados Fluminense

Notícias Estado do Rio de Janeiro

Castro ativa plano de contingência de chuvas e decreta ponto facultativo

Governador pede que a população fique em casa.

Castro ativa plano de contingência de chuvas e decreta ponto facultativo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Todos os serviços do Estado estão de prontidão para oferecer resposta rápida aos municípios O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (21/03), o plano de contingência para reduzir os impactos das fortes chuvas previstas para os próximos dias e decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (22/03).

Castro se reuniu com secretarias e órgãos estaduais, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para alinhar as ações e reduzir o tempo de resposta do Governo do Estado aos municípios prejudicados pelo temporal.-  Peço à população para ficar em casa, em local seguro, para evitar transtornos. Falei com a Alerj e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para suspender os trabalhos e vou orientar os prefeitos para que decretem ponto facultativo. Estamos com maquinário nas áreas com maior risco para dar respostas rápidas à população fluminense - afirmou o governador.Segundo o monitoramento da Defesa Civil, os municípios em estágio de alerta são Guapimirim, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti,; Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Volta Redonda, no Sul Fluminense; Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal, na Região Serrana. Pela manhã, o governador já tinha determinado reforço no Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que estão com efetivo de mais de 2 mil homens à disposição por dia, 440 viaturas terrestres, aquáticas e aéreas. Todas as folgas foram canceladas.Os bombeiros contam ainda com apoio de novas ambulâncias; caminhões de busca e salvamento; ferramentas desencarceradoras para cortar estruturas metálicas, motosserras para cortar estruturas de concreto, em caso de deslizamentos e desabamentos; barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas e sonares de última geração, capazes de buscas subaquáticas em caso de inundações/alagamentos. -  Investimos mais de R$ 3 bilhões nas ações de prevenção às chuvas em todo o estado. Somente para o Corpo de Bombeiros foi destinado cerca de R$ 1 bilhão em equipamentos, viaturas e maquinários. O efetivo da Defesa Civil está pronto para atuar e proteger vidas - destaca o governador Cláudio Castro. 

Secretarias estão de prontidão para atendimentos imediatosCastro determinou ainda à Secretaria de Estado de Educação que todas as escolas permaneçam abertas nos próximos dias – incluindo final de semana – funcionando, em caso de necessidade, como pontos de apoio, para atender a população. A Secretaria de Energia e Economia do Mar, por meio do Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergência em Energia, emitiu um alerta para que as concessionárias de energia elétrica que atuam no Estado do Rio de Janeiro se preparem para ativar seus planos de contingência, caso seja necessário, estabelecendo estágio de prontidão ou equivalente, no caso de interrupções no fornecimento. O Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergência em Energia atua cobrando das concessionárias de energia que serviços essenciais, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), escolas, batalhões da Polícia Militar, quartéis do Corpo de Bombeiros e delegacias, entre outras, tenham prioridade no restabelecimento de energia. A Secretaria de Estado de Saúde mobiliza 11 automóveis (picapes) na sede da secretaria, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio, para deslocamento a municípios que forem afetados. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem estão preparados para atuar de imediato.Já a Polícia Civil determinou reforço nas perícias médico-legal e papiloscópica para o período das fortes chuvas.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comentários:

Venha fazer um Bom Negócio!

Cadastre-se agora!