O Seu Portal De Notícias !

Deus seja louvado!
Supermercados Fluminense
Supermercados Fluminense

Notícias Campos dos Goytacazes

Saúde: CDIP promove Dia D de testagem para HIV nesta quinta-feira

A ação integra a campanha Dezembro Vermelho, que visa chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos

Saúde: CDIP promove Dia D de testagem para HIV nesta quinta-feira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para marcar o Dia Mundial de Prevenção à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a coordenação do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais —, Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) —, promove nesta quinta-feira, o Dia D de testagem rápida para HIV. Serão disponibilizados 90 exames por livre demanda, não necessitando de agendamento.

Para fazer o teste, segundo o coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, basta que o interessado compareça à sede do CDIP, das 8h às 18h. O órgão fica situado à Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro.

No mesmo dia haverá testagem também na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). “Por meio de uma parceria firmada com a universidade, o atendimento lá será das 9h às 16h”, disse Rodrigo, lembrando que é importante chegar cedo, já que as vagas são limitadas.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Dentro da campanha Dezembro Vermelho, que visa chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus, o CDIP vai realizar outras ações como cursos de capacitação, palestras e festa de confraternização para as crianças que são acompanhadas pelos profissionais do programa. Durante todo o mês de dezembro, o prédio do CDIP terá uma iluminação especial na cor vermelha.

O CDIP tem atualmente cerca de 10 mil pacientes cadastrados, sendo 5 mil portadores do vírus HIV. Deste total, de acordo com Rodrigo, apenas 3 mil continuam em tratamento ambulatorial e os demais em abandono, tendo deixado de retirar os antirretrovirais.

“Quando abrimos o prontuário do paciente perguntamos a ele se, havendo necessidade, nossa equipe tem autorização para entrar em contato telefônico ou mesmo ir à sua residência. Caso diga sim, fazemos a busca ativa dos considerados faltosos. A maioria decide por retornar com o tratamento”, explicou Rodrigo.

Conforme levantamento do CDIP, entre os meses de janeiro e novembro de 2022 foram diagnosticados 239 novos casos de HIV. Já no ano passado foram 225 casos. “Registramos mensalmente uma média de 25 novos casos”, acrescentou Rodrigo, ressaltando que a prevenção é importante, mas o tratamento é fundamental. “O diagnóstico precoce, aliado ao tratamento adequado, possibilita maior qualidade de vida”.

PROGRAMAÇÃO:
 
Dia 1º/12 – 8h às 18h - Testagem rápida HIV no CDIP; Uenf - 9h às 16h 

Dia 08/12 – 14h - Festa das crianças no CDIP 

Dia 14 e 15/12 – 8h às 18h – Capacitação teste rápido no CDIP

Dia 14/12- 14h – Palestra no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) – Parque Leopoldina

Dia 21/12 – 17h - Roda de conversa - Tema: “O que é servir?”, com o professor Wilson Heidenfelder Coach

Dia 22/12 - 14h- Curso de multiplicadores de prevenção das DSTs no CDIP

FONTE/CRÉDITOS: SUPCOM/ Por: Redação - Foto: Vitor Marques / Arte
Comentários:

Venha fazer um Bom Negócio!

Cadastre-se agora!