Aguarde, carregando...

Deus Seja Louvado!
CAMPOS DOS GOYTACAZES WEATHER

Itaperuna

Itaperuna na luta contra o mosquito Aedes aegypti

(CVAS) vem trabalhando diariamente na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika

Entre Cidades
Por Entre Cidades
Itaperuna na luta contra o mosquito Aedes aegypti
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem trabalhando diariamente na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika.

O município já desenvolveu uma série de ações visando ampliar as frentes de trabalho, na guerra contra o mosquito. Além das ações rotineiras da CVAS em bairros e distritos, os agentes mapearam locais estratégicos, dentre eles, oficinas mecânicas, ferros-velhos, cemitérios e outros; objetivando ampliar o número de ações e, consequentemente, diminuir possíveis criadouros do mosquito.

Publicidade

Leia Também:

A equipe também vem trabalhando com campanhas educativas, junto à comunidade; bem como, realizando palestras em escolas, buscando ampliar as informações sobre o tema. Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, as campanhas educativas são de extrema importância neste contexto.

Além do nosso trabalho no dia a dia, bem como o mapeamento de pontos estratégicos, estamos apostando em campanhas de educação e informação, principalmente nas escolas. As crianças e adolescentes recebem a informação de forma lúdica e de fácil entendimento; e eles acabam se tornando multiplicadores da informação, em casa com os pais e responsáveis, e com os vizinhos e amigos. Esse tipo de ação é de extrema importância na luta contra o mosquito - diz o coordenador. 

FAÇA A SUA PARTE NA LUTA CONTRA O MOSQUITO!

A população também pode e deve fazer a sua parte, agindo da seguinte forma: tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Além disso, outras ações podem ser realizadas, como por exemplo: retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde.

 

FONTE/CRÉDITOS: DECOM- Itaperuna
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR