GOOGLE
Não perca nossas próximas notícias
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Preparar uma cidade antes que uma chuva intensa, uma enchente ou um período prolongado de estiagem aconteça é um dos principais desafios das Defesas Civis municipais. É com esse foco que a Defesa Civil de Italva participou nesta semana, do II Encontro Nacional das Defesas Civis Municipais, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, Distrito Federal.
O encontro reuniu gestores e profissionais de todo o país para discutir como os municípios podem aprimorar a prevenção e a resposta a situações de emergência. O planejamento para a gestão de riscos e desastres, o mapeamento de áreas vulneráveis, a preparação para estiagens e enchentes, a educação para redução de riscos e o fortalecimento das estruturas municipais foram alguns dos assuntos abordados.
A programação também reuniu especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children's Fund - UNICEF) e Tribunal de Contas da União (TCU) para ampliar o debate sobre monitoramento, prevenção, políticas públicas e os impactos das mudanças climáticas nos municípios.
Publicidade
Representando o município de Italva, participaram o Secretário Municipal de Defesa Civil, Marivaldo Almeida, e o Coordenador Girley Robaina, em uma importante oportunidade de troca de experiências, atualização e fortalecimento das ações de prevenção e resposta a situações de risco e desastres.
Entre os assuntos em destaque, estiveram os possíveis impactos do El Niño 2026/2027 e os desafios enfrentados pelos municípios diante das mudanças no cenário climático.
Para o Secretário Marivaldo Almeida, o principal ganho da participação está na possibilidade de transformar experiências e conhecimentos técnicos em ações preventivas. “Quando falamos em Defesa Civil, a resposta começa antes da ocorrência. Precisamos conhecer os riscos, identificar as áreas vulneráveis e ter protocolos para agir quando necessário. Um encontro como esse permite comparar experiências, conhecer ferramentas e trazer para Italva práticas para tornar a atuação rápida e eficiente.”
A participação de Italva reforça o compromisso do município com a prevenção, o planejamento e o aprimoramento contínuo da atuação da Defesa Civil, buscando cada vez mais conhecimento e preparo para proteger a população.
PUBLICIDADE



