Regiões Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro

Notícias Cardoso Moreira

Prefeitura de Cardoso Moreira divulga programação da festividade do dia do sim.

.

Prefeitura de Cardoso Moreira divulga programação da festividade do dia do sim.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Cardoso Moreira divulgou, nesta terça-feira, 27 de julho, a programação completa do Dia do Sim. As celebrações terão início logo nas primeiras horas do dia 31 de julho, quando será realizada uma alvorada, com saída marcada para as 6h do Posto Barracão. A alvorada terá a participação da Banda Lira Guarany, de Campos dos Goytacazes. Logo após, às 7h30, será realizado um café da manhã na sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, localizada na Rua Donatila Vilela Marins, nº 79, Centro, na antiga Estação Ferroviária. Ainda no dia 31, às 9h, será celebrada uma Santa Missa com a benção oficial da Cidade Carinho, no Mirante do Cristo. A cerimônia será realizada pela Paróquia São José de Cardoso Moreira, presidida pelo Padre Edmo Eiras. Na parte da tarde, às 13h, acontecerá um torneio de malha na pista do bairro Cachoeiro. O primeiro dia de festa será finalizado com uma queima de fogos, às 20h, no principal ponto turístico de Cardoso Moreira, o Mirante do Cristo.

No dia 01 de agosto, às 6h, será realizado um grande passeio ciclístico pela cidade, com saída da Praça Ibrahim Assed. O pedal contará com a participação dos grupos de ciclistas Cardoso Bike MTB Clube e Pedal da Vovó Soninha. Ainda pela manhã, às 10h, acontecerá a tradicional corrida de barco, nas proximidades da Ponte Dr. Salo Brand. O encerramento das comemorações será com um torneio de futsal, às 15h, na quadra do Bairro Catarino.

 

ENTENDA O DIA DO SIM

A data ficou marcada em Cardoso Moreira como "Dia do Sim" em referência ao dia 31 de julho de 1988, quando ocorreu o plebiscito de consulta à população de Cardoso Moreira, que decidiu sobre a emancipação da cidade, que ainda era distrito do município de Campos dos Goytacazes. O resultado final do pleito foi favorável a emancipação, sendo este o primeiro passo para que Cardoso Moreira se tornasse oficialmente um município. A emancipação foi oficializada em 30 de novembro de 1989, quando o então Governador do Rio de Janeiro, Antônio Wellington Moreira Franco, assinou a Lei n°1577, que emancipou o município, sendo esta, portanto, a data oficial de aniversário da cidade. Após isto, ainda houve uma ação judicial contra a emancipação de Cardoso Moreira, mas, o processo foi encerrado em dezembro de 1995, encerrando a disputa e sacramentando a emancipação.

 

A EMANCIPAÇÃO

O processo de emancipação de Cardoso Moreira teve início ainda em 1951, quando foi criada a primeira Comissão de Emancipação. O movimento contava com o apoio de fazendeiros e comerciantes da região, como o Cel. Francisco Augusto Dantas Carneiro, Antônio Pinto, Joel Reis, e os membros da família Assed: Salim, Badia, Ibrahim, Nacib e José Assed, além do grande incentivador do movimento, o senhor Antônio Ferreira de Medeiros, mais conhecido como "carneiro gordo". Entretanto, este primeiro movimento emancipacionista não obteve sucesso, continuando Cardoso Moreira como distrito de Campos dos Goytacazes.

Já em 1986, após os moradores de Cardoso Moreira verem a cidade vizinha de Italva ser emancipada, (fato que ocorreu em 15 de março de 1983, sancionado pelo então Governador Leonel Brizola, e finalizado em 12 de março 1987) um novo movimento emancipacionista teve início, com a criação de uma comissão que foi constituída por Orlando Machado, Juarez Gomes Figueiredo, Jomar Suisso Antunes, Manoel Ferreira Coutinho, Joel Flores Fiúza (Joel Brasileiro), Aílton Nunes Guimarães, João José Privatti, Walter Weber Nunes, Irineu Dias da Silva e a professora Joanilce Antunes Almeida. Além destes, outras pessoas tiveram importante participação no movimento que levou ao processo de emancipação de Cardoso Moreira e culminou com o Dia do Sim, são elas: Eliel Almeida Ribeiro, Renato Jacinto da Silva, Norma e Marcelo Ribeiro Duarte, Arecildes Marques, Edvar Araújo, José Augusto Guimarães, José Jorge Brito, Josely da Silva Alves, Domingos Espanhol, Jaime Papaléus, Porfírio, Oswaldo Fernandes Genásio, Vera e José Tardivo.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo ao Portal Entre Cidades ! deixe aqui sua mensagem !