O Seu Portal De Notícias !

Deus seja louvado!
Supermercados Fluminense
Supermercados Fluminense

Notícias Noticia em Destaque

Franquia de fast food seleciona master franqueados no Brasil

A marca Poppys já presente em várias localidades pelo Brasil e também no exterior quer ampliar a rede com enfoque em crescimento sustentável por estados brasileiros

Franquia de fast food seleciona master franqueados no Brasil
Master Franquias e suas operações
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em 2023, o mercado de franquias no Brasil experimentou um crescimento robusto de 13,8%, atingindo uma receita de R$ 240,6 bilhões. Esse avanço foi liderado pelos setores de Alimentação Food Service, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar e Hotelaria e Turismo. A revelação desses dados foi feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em um comunicado na quinta-feira, 8 de fevereiro.

O setor viu um impulso significativo, principalmente, no 4º trimestre de 2023 e esse crescimento reflete uma tendência ascendente geral, evidenciada pelo aumento no número total de operações para 195.862 e a expansão do número de redes de franquia para 3.311, um aumento de 7,6%. A expansão também gerou um recorde de 1.701.726 empregos diretos, demonstrando a vitalidade e o potencial de crescimento do setor.

Nesta recente onda de globalização que tem caracterizado o segmento, uma franquia de fast food está lançando um processo seletivo para master franqueados em estados brasileiros. Segundo a diretora de expansão da ATNZO Franchise, Gislene Camacho, “A Poppys é brasileira, apesar de já estar presente em Portugal e, iniciando, embrionariamente em mais três países da Europa. Este movimento estratégico é destinado a reforçar a presença da marca no mercado nacional, visando capitalizar sobre o crescente interesse de consumidores por um novo player e, é claro, oferecer oportunidades a empresários”.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

A busca por master franqueados faz parte de uma estratégia do mercado de escala e, segundo o site da ABF, este sistema é oferecido apenas por franqueadores de grande porte e com operações globais. Segundo Gislene, a busca por master franqueados no país é parte de uma estratégia mais ampla para adaptar a marca às especificidades culturais e econômicas de forma regional, assegurando não apenas a expansão, mas também sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo. “A iniciativa sublinha a importância do papel do master franqueado como um catalisador para o crescimento, facilitando a integração da franquia de forma intensa e sólida no mercado, através de gestão adaptada e compreensão profunda das necessidades dos consumidores”, explica.

Lucas Atanazio Vetorasso, CEO da ATNZO Franchise, explica a dinâmica e a relevância do papel do master franqueado nesse contexto. "O master franqueado, na prática, detém a marca em uma região específica em parceria com a franqueadora. Existem vários formatos de atuação com master franquias, podendo ir desde a exclusividade até, no modelo em que operamos, a participação nos resultados da escala. Esta abordagem permite uma expansão rápida e eficiente da marca, ao mesmo tempo que garante uma operação adaptada às particularidades do mercado local", explica Lucas Atanazio Vetorasso, CEO da ATNZO Franchise sobre a dinâmica e a relevância do papel do master franqueado nesse contexto.

Atanazio destaca ainda a importância da gestão compartilhada neste modelo de escala, que não se limita apenas ao aporte financeiro, mas se estende à gestão ativa das franquias sob sua responsabilidade. "O master franqueado não é apenas um investidor. O capital inicial de investimento é significativo, mas é igualmente importante que participe na gestão juntamente com os franqueados da área. Em resumo, o master possui uma parte dos lucros da franqueadora, mas também atua no suporte e na manutenção das unidades de sua região", esclarece.

Ainda segundo o líder, a implementação deste modelo no Brasil segue a tendência de outras grandes marcas que, ao enfrentarem os desafios de expansão em novos territórios, optam por esta estratégia. “Esta abordagem não apenas facilita a gestão e a adaptação das marcas aos mercados locais, mas também oferece uma estrutura de suporte robusta aos franqueados, essencial para o sucesso e a sustentabilidade da expansão”, explica Lucas.

Segundo Gislene Camacho, a seleção de um master franqueado para operar em determinados estados brasileiros reflete uma estratégia cuidadosamente planejada. "Há uma demanda grande a ser preenchida e, considerando um país continental como o Brasil, é importante ter apoio regional", ressalta a diretora sobre a importância de selecionar parceiros com capacidade de gestão e visão alinhada.

O processo de seleção vai além da análise financeira, buscando identificar candidatos que possam contribuir para o crescimento da marca com conhecimento local, habilidades de gestão e uma compreensão clara das dinâmicas do mercado de fast food no Brasil. "São vários detalhes que diferenciam de um contrato padrão. O capital para se tornar master franqueado da Poppys, especificamente, está na faixa de 1.5 milhões e o parceiro possui participação em várias receitas", detalha o CEO.

Segundo o Portal do Franchising, site da ABF, a distinção entre os modelos de franquia e master franquia ressalta-se, por definição e formato. O franqueado opera sua própria unidade com a marca, produtos, sistemas e suporte estabelecidos e o master franqueado recebe direitos exclusivos para subfranquear e desenvolver a marca em sua área. Esse modelo envolve não apenas a gestão da própria franquia, mas também a responsabilidade de recrutar novos franqueados, oferecer suporte e assegurar a manutenção dos padrões da marca com responsabilidades e ganhos em escala.

No perfil subfranqueador, investidores locais têm a chance de integrar a expansão de marcas em expansão reconhecida, contribuindo para sua adaptação e crescimento no mercado brasileiro que, demonstra estar extremamente aquecido, ainda segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Essa tendência ascendente desempenha positivamente e é atribuída a diversos fatores, como o avanço da digitalização, omnicanalidade e a adoção de novos formatos de negócio.

Atanazio destaca a importância de escolher parceiros com experiência, habilidades de gestão e visão de negócios alinhada aos objetivos da franquia, sublinhando que "a expansão bem-sucedida de uma franquia depende significativamente da capacidade da marca em se adaptar às particularidades culturais e de mercado locais, garantindo assim um crescimento sustentável, estratégico e, é claro, rentável para todos". Os interessados em participarem da seleção para master franquia devem procurar os canais oficiais da marca ou do grupo que a detém no Brasil.



Website: https://poppys.global/seja-franqueado/
FONTE/CRÉDITOS: DINO
Comentários:

Venha fazer um Bom Negócio!

Cadastre-se agora!