Regiões Norte - Noroeste e Lagos do Estado do Rio de Janeiro

Deus seja louvado!

Notícias Cardoso Moreira

Cardoso Moreira em alta nos índices de saúde do Estado

A Cidade tem se destacado nos índices estaduais

Cardoso Moreira em alta nos índices de saúde do Estado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Cardoso Moreira tem se destacado nos índices estaduais diante do grande esforço para melhorar as frentes e uma delas foi a Saúde da Mulher, seus agravos devido à falta de acesso, e consequente tratamento, já que o município de Cardoso Moreira contava apenas com uma ginecologista para atender toda a demanda, ou seja, cerca de 6.731 pacientes, segundo dados do e-sus AB, o que certamente seria insuficiente.
Deve-se ressaltar ainda, que Cardoso estava sob a égide da Lei Complementar 173, onde instituía um regime fiscal provisório, que criou uma série de restrições (artigo 8º), aplicáveis até 31 de dezembro de 2021, aos entes federativos afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia. 
Neste sentido, devido a necessidade de se realizar políticas públicas eficientes e eficazes na saúde pública municipal, o município ampliou a saúde da mulher no interior, vez que a orientação era no sentido de diminuir a circulação de pessoas, evitando a exposição ao vírus.
Fruto dessa preocupação, Cardoso Moreira atualmente ocupa o 10º lugar no ranking entre os 92 municípios do estado do Rio de janeiro na realização de pré-natal entre as mulheres, e o 6º lugar na realização de preventivo, reforçando o jargão:  “prevenir, é melhor que remediar”.
Com relação as políticas públicas voltadas para a criança, a realidade do município não era diferente do da saúde da mulher, possuindo apenas uma pediatra para atender cerca de 1.474 crianças até 12 anos.
Deve-se ressaltar que a criança não anda desacompanhada, o que acarretaria num deslocamento de pelo menos duas pessoas em vias públicas, além da utilização do carro da saúde, para pacientes moradores das localidades de São Joaquim, Valão dos Pires, São Luis, e Outeiro.
Como medida de enfrentamento, fora ampliada a atenção especializada com atendimento pediátrico em todos os postos de saúde do interior, além da inclusão do atendimento na UBS das Palmeiras, e de forma quinzenal, na UMS José Salgueiro.
A conscientização por parte dos profissionais da saúde, bem como a rotina de acompanhamento pediátrico, propiciou o município de Cardoso Moreira a ficar em 2º lugar no ranking entre os 92 municípios de cobertura vacinal para Pólio e Penta, segundo dados do Previne Brasil.
O programa saúde na escola também fora priorizado, e como resultado, o município de Cardoso Moreira ficou acima da média nacional, obtendo um percentual de 46,15%, segundo dados do Ministério da Saúde. Acima inclusive de municípios como Campos dos Goytacazes.
Isso demonstra o trabalho incansável e o compromisso da Prefeita Geane Vincler e da secretária de saúde Dra. Angela Campos, responsáveis com toda sua equipe pelos altos índices alcançados. Estima-se que com o regular trabalho os índices tendem a aumentar ainda mais, fazendo de Cardoso Moreira referência em saúde pública.

Comentários:

Veja também