O Seu Portal De Notícias !

Deus seja louvado!
Supermercados Fluminense
Supermercados Fluminense

Notícias Noticia em Destaque

Arquitetura, patrimônio e urbanismo são temas de seminário nacional em Sergipe

Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, a primeira edição do ArqUrb.SE precede o encontro semestral do Conselho Superior da entidade.

Arquitetura, patrimônio e urbanismo são temas de seminário nacional em Sergipe
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aracaju recebe esta semana o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE) e a Reunião do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Os dois eventos são realizados pelo departamento Sergipe do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SE), em colaboração com a direção nacional da instituição, reunindo profissionais dos 20 estados em que o IAB tem representação. 

A programação teve início no dia 22 (segunda-feira) com o credenciamento de participantes e a palestra “O Poder Transformador da Arquitetura”, a partir das 13h. Os debates seguem até o dia 24 (quarta-feira) com mesas expositivas e medições dos mais variados assuntos. O ArqUrb.SE acontece no Memorial de Sergipe Profº Jouberto Uchôa (Av. Santos Dumont, 100). A programação também será transmitida online. As inscrições para o seminário são gratuitas, tanto para participação presencial quanto online e podem ser feitas através do site www.even3.com.br/iab-se

A mesa de abertura abordou o tema “Arquitetura no Nordeste na produção do Coletivo de Arquitetos”, apresentado por Rodrigo Lacerda. Logo em seguida, a apresentação “Projetos e execução de obras de arquitetura e urbanismo: 30 anos de atividades” assumiu a mesa, com Odilo Almeida, presidente nacional do IAB. “Dinâmica para uma Arquitetura conceitual e resultados na prática do empreendedor e do escritório de arquitetura” também compôs os temas discutidos, com Ana Cristina Monteiro à frente. 

Continua depois da publicidade

Leia Também:

À noite, o tema “Luz: A quarta dimensão da Arquitetura” foi discutido e mediado por Gerardo Fonseca CAU-PI. Os trabalhos de abertura da 1° ArqUrb.SE foram encerrados com a palestra “Criação da Paisagem Noturna” pelo palestrante Elso Moisinho (IAB-SE). 

Na terça-feira, o segundo dia de seminário foi marcado pela palestra “Desafios na gestão do patrimônio histórico cultural edificado: o caso do Ed. São Pedro/CE”, encabeçado pela arquiteta Marina Fontenele (IAB - CE). Ainda à noite, o tema “Patrimônio Cultural e Plano Diretor na cidade de São Paulo: diálogos, dilemas e desafios” foi mediado por Raquel Schenkman, do IAB-SP.

Entre os temas abordados na quarta-feira, estiveram “As comunidades tradicionais e o desenvolvimento urbano de Aracaju”, apresentado pelos arquitetos da Chão Assessoria, “Projeto Casa Encantada: Assistência Técnica de Interesse Social no Maranhão”, com o arquiteto Marcos Bros, e “Planos e Projetos Participativos: Uma cidade para todos”, apresentado por Tiago Holzmann (IAB-RS).

Encontro do Conselho Superior 

Na mesma semana, acontece também a 178º Reunião do Conselho Superior (Cosu - IAB), entre os dias 25 e 27 de abril. O local de encontro é o Centro de Criatividades. O objetivo é discutir sobre as demandas dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e abordar temas importantes da sociedade civil, tais como qualidade de vida, planejamento de cidades, educação e desenvolvimento sustentável, além de assegurar direitos da categoria e à educação no âmbito do urbanismo. 

Enquanto a reunião é reservada aos membros do COSU, a participação na noite de abertura do evento é livre, mediante inscrição. Na ocasião, será feita a solenidade do Prêmio IAB 2023: Etapa Nacional, e a arquiteta Giselle Beiguelman apresenta o tema “Inteligência Artificial: Arquitetura, Design e Cidade”.

Os encontros realizaram também ação social através de doação de alimentos não perecíveis. A arrecadação será destinada para instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 



Website: http://www.instagram.com/iab_brasil/
FONTE/CRÉDITOS: DINO
Comentários:

Venha fazer um Bom Negócio!

Cadastre-se agora!