Regiões Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro

Coluna/Opinião

Fisioterapia funciona ?

.

Fisioterapia funciona ?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por  Dra: Bianca Oliveira

A fisioterapia é área muito ampla  e com diversas especialidades. Infelizmente ainda há quem  duvide de seus benefícios e há  comentários do tipo “fiz fisioterapia e não melhorei”.   
Então nesta coluna gostaria de defender a essa profissão à qual tenho muito orgulho e  também alertar o leitor para que possa reconhecer quando não está recebendo um tratamento fisioterapêutico adequado. 

O ultrasom, TENS, LASER, infravermelho, gelo e outros recursos são utilizados na fisioterapia para combater principalmente processos inflamatórios e dor momentânea . Porém o tratamento não pode se basear apenas no uso desses recursos, pois será incompleto e não terá bons resultados a longo prazo. Vou exemplificar com uma TENDINITE, que em  fase aguda é necessário no INÍCIO do tratamento o alívio da dor, com alguns recurso para minimizar essa dor, mas a cada sessão deve haver o Feedback com o paciente para saber como estar o nível dessa dor, se está ou não utilizando medicação, se está seguindo as orientações em casa, avaliar a amplitude de movimento e etc. 
E após essa fase aguda e diminuição  dos sintomas é a hora de tratar a CAUSA dessa dor, pois os equipamentos irão diminuir a inflamação e melhorar a dor, mas não tratará a causa do problema.
O tratamento só será completo e eficaz se os músculos que estão fracos forem fortalecidos, os pontos gatilhos forem desativados, a amplitude de movimento corrigida e isso é realizado manualmente, através de alongamentos e exercícios passivos (realizados pelo profissional) e ativos (realizados pelo paciente) de acordo com a evolução do paciente. Lógico, que temos que levar em conta a área da lesão, o tempo dessa lesão, a utilização dessa articulação (pois em alguns casos é indicado repouso e em outros não), necessidade ou não de medicação prescrita pelo médico, que na maioria dos casos quando necessária é utilizada juntamente com a fisioterapia, o organismo reagir ao tratamento, paciente tolerar o que é necessário, paciente ser assíduo à fisioterapia e ser comprometido nas orientações.  Enfim, a Fisioterapia é capaz de restaurar a função do corpo de maneira fantástica se aplicada da forma correta em todas as áreas de atuação. O tratamento deve se basear no combate à CAUSA do problema e não somente na diminuição dos SINTOMAS. Desta forma os resultados são bons e duradouros.

Comentários:

Veja também

Seja bem vindo ao Portal Entre Cidades ! deixe aqui sua mensagem !