Região Norte Fluminense | Notícias Noroeste Fluminense | Entre Cidades

Coluna/Opinião

A Saúde como Direito e Dever de Todos

Direito a Saúde

A Saúde como Direito e Dever de Todos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Desde que nascemos, já sabemos que o nosso corpo está fadado ao desgaste e certamente chegará um tempo em que ele não aguentará mais. 
Nesse ciclo da vida, diversas doenças assolam esse frágil e engenhoso complexo de mecanismos que chamamos de corpo humano, e como bons combatentes, tentamos a todo custo prolongar a nossa existência.
Como seres humanos queremos sempre nos sentir bem, cuidando, mesmo que de forma paliativa de algo que nos aflige e pode nos fazer sentir algum desconforto.
Como cidadãos, e nesse contexto de Estado em que vivemos, queremos a garantia de que seremos cuidados caso estejamos passando por qualquer questão relacionada a saúde, física, ou não.
Mas será que apenas ter a garantia de direitos que versam sobre a saúde nos garante, nesse nosso individualismo egoísta, a nossa sobrevivência?
Em tempos de pandemia, que só víamos em filmes estrelados por grandes atores, passamos a ter que pensar também no dever coletivo com a saúde, que não é só garantido pelo Estado, mas uma prática pra lá de empática, servindo de fio condutor para discussões como: " eu tenho minha liberdade individual e não abro mão dela".
O uso de mascaras, protocolos e até mesmo a imunização em massa, como dever, permeia o discurso negacionista e na maioria das vezes garantia, apenas de direitos individuais, esquecendo-se do dever de todos nós com a saúde coletiva.
Nessa via de mão dupla, não basta apenas esbravejar sobre os nossos direitos garantidos pela Carta Cidadã, pois vivenciamos experiências onde o dever coletivo deve subsistir sobre o individual, para garantir o prolongamento de vidas.
Nesse impasse, o poder público deve fazer a sua parte, mas os cidadãos, nós, também devemos fazer a nossa.

 

Comentários:

Veja também

Seja bem vindo ao Portal Entre Cidades ! deixe aqui sua mensagem !